Publicado em 15-08-2010
(Mercado) by Marcela Conceição
 

Olá, profissionais!

Você já ouviu falar do efeito “bumerangue”? Se ainda não ouviu, vai ver que você sabe exatamente do que se trata e vai refletir se age da maneira positiva ou negativa quando se trata deste assunto. Como o nome já diz o efeito bumerangue é na prática receber de volta o que você dá.

Muito estudado na Psicologia e na Administração com foco em gestão de pessoas, o efeito bumerangue explica uma reação em cadeia de uma atitude que parte da gente e pode mudar a continuidade das coisas. Por exemplo, um simples “bom dia” direcionado ao porteiro de seu prédio pode influenciar na forma como ele tratará as outras pessoas ao longo do dia.

Da mesma maneira, uma reação de ira ou mau humor desencadeia um sentimento de mágoa e revolta nas pessoas, o que afeta o relacionamento das mesmas com outras pessoas que com elas se comunicarem durante o dia.

Portanto, a forma como nos relacionamos com as pessoas gera uma reação muito poderosa de sentimentos e ações de várias pessoas, tanto as do nosso meio social quanto as que não fazem parte dele. Tratar bem as pessoas é uma ação positiva dentro doe feito bumerangue assim como expressões faciais fechadas, hostilidade e mau humor são responsáveis pela parte negativa do efeito.

Individualmente, representamos uma parte ínfima da humanidade e, sozinhos, não podemos solucionar todos os problemas, no entanto um ato de educação e respeito pelo próximo, seja em casa, na rua ou no trabalho, pode cooperar para que as coisas fluam de maneira mais harmônica.

Vamos positivar este efeito?

Por Marcela Conceição

Comentários

[...] This post was mentioned on Twitter by Marcela Conceição, Marcela Conceição. Marcela Conceição said: Artigo bom de escrever, artigo bom de escrever! – Você já conhece o efeito bumerangue? ~~~> http://migre.me/14R32 – Leia e Comente! [...]


JONNY on 19 August, 2010 em 11:35 am #

Muito bom Marcela, achei muito rico o seu site, sou estudante e estagiário de engenharia e trabalho na área de vendas técnicas. Parabéns pela iniciativa, também amo escrever, sonho em ser escritor…rs, e este artigo bumerangue é bem interessante, eu o comentei em uma das reuniões aqui da empresa em que gosto de ler um conteúdo que seja edificante para a minha equipe…meus parabéns…sucesso, vc merece!!!!


Margareth Pereira de Lucena on 30 July, 2013 em 6:44 pm #

Marcela Conceição boa tarde.
Achei ótimo o seu site ele me ajudou a desenvolver uma trabalho de escola.
Obrigada
Um beijo….


Marcela Conceição on 31 July, 2013 em 12:49 pm #

Margareth, muito obrigada pela visita ao meu blog e obrigada pela contribuição. Gostaria de saber de que forma o meu texto a ajudou em seu trabalho. Abraços e sucesso!


Comente
Nome:
Email:
Website, Blog, Twitter...:
Comentários: